Morreu aos 84 anos, na noite da última quarta-feira (4), o empresário, ex-prefeito e ex-deputado federal Odílio Balbinotti. A informação foi confirmada por diversos veículos de imprensa. Balbinotti faleceu em Rondonópolis (MT), onde vivia nos últimos anos após enfrentar complicações da doença de Alzheimer.

Natural de Gaurama (RS), Balbinotti construiu uma trajetória política marcada por mais de quatro décadas de atuação pública. Iniciou a vida política como vereador em Barbosa Ferraz (PR), onde também foi prefeito por dois mandatos, e depois representou o estado do Paraná na Câmara dos Deputados por cinco mandatos consecutivos (1995-2015).

Durante sua carreira, Balbinotti recebeu apoio de lideranças políticas de diversas regiões, inclusive em Janiópolis. Nas eleições em que disputou cadeira de deputado federal, ele obteve votos significativos no Município de Janiópolis, fruto de uma base de apoio consolidada localmente pelo então ex-prefeito Julio Batista Guimarães.

A atuação e o apoio de Guimarães foram reconhecidos por eleitores e apoiadores como fatores que contribuíram para a votação destacada de Balbinotti no município, fortalecendo sua presença política no Noroeste do Paraná.

Ele era lembrado por eleitores do interior paranaense não apenas por sua atuação legislativa em Brasília, especialmente nas comissões voltadas ao agronegócio, mas também pela relação com as comunidades onde passou, entre elas Janiópolis, onde seu trabalho recebeu reconhecimento e apoio durante períodos eleitorais.

O legado de Odílio Balbinotti passa pela política municipal e nacional: gestor municipal, representante parlamentar e figura influente no setor do agronegócio brasileiro. Sua trajetória reflete a atuação de uma liderança que soube construir apoios importantes dentro e fora de sua base tradicional, inclusive em cidades como Janiópolis.