O projeto Renda Agricultor Familiar, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) por meio do escritório local de Janiópolis, vem transformando a realidade de famílias agricultoras no município. Um dos exemplos mais recentes é o casal Maria de Fátima Nascimento dos Santos e Celino Lino da Silva, residentes na comunidade rural de São Domingos, que conquistou novas perspectivas de trabalho e renda graças à iniciativa.

Da situação de precariedade de renda e insegurança alimentar, agravada por problemas de saúde na família, Maria de Fátima encontrou no segmento de panificação artesanal uma oportunidade de melhorar a renda familiar. Inicialmente produzindo pães e bolachas no sítio, ela já contava com vendas para particulares, para o comércio local e na feira do produtor, mas enfrentava dificuldades para ampliar a produção por falta de equipamentos adequados.

Com o apoio do Renda Agricultor Familiar, a família recebeu assistência técnica e recursos financeiros do programa, que alia suporte público, orientação e acompanhamento para fomentar unidades produtivas familiares. Com a primeira parcela de recursos, foram adquiridos um cilindro de massas e uma amassadeira industrial e, com a segunda parcela (complementada por recursos próprios), foi comprado um forno refratário industrial — itens essenciais para ampliar e profissionalizar a produção dos panificados.

A nova estrutura proporcionou mais velocidade, higiene e qualidade à produção, permitindo que Maria de Fátima organize melhor seu trabalho e planeje o aumento de volume para atender mais demandas, inclusive visando a participação no mercado de merenda escolar. “Esse projeto foi a realização de um sonho maravilhoso para mim”, relatou ela, destacando o impacto positivo na rotina de trabalho da família.

O projeto na propriedade de São Domingos ainda receberá acompanhamento contínuo do extensionista do IDR-Paraná em Janiópolis, José Carlos Denck, que vai elaborar uma planilha com todos os custos de produção e um plano de negócios para assegurar a sustentabilidade e o crescimento do empreendimento familiar.

O que é o Renda Agricultor Familiar

Criado em 2015 como parte do programa estadual Nossa Gente Paraná, o Renda Agricultor Familiar é uma política pública de inclusão produtiva voltada a famílias rurais em situação de vulnerabilidade social. O projeto é executado em parceria pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedesf), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o IDR-Paraná e os municípios.

Em uma década de atuação, a iniciativa já beneficiou mais de 11 mil famílias no Paraná, com investimentos que se aproximam de R$ 34 milhões provenientes do Tesouro do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O programa valoriza a produção rural, fortalece a segurança alimentar e nutricional das famílias e fomenta atividades geradoras de renda com acompanhamento técnico e financeiro.

Além de agricultores familiares, o projeto também atende grupos tradicionais, como pescadores artesanais, quilombolas, indígenas e jovens que realizem projetos produtivos em áreas cedidas por familiares. A iniciativa combina orientação técnica e investimento direto, com foco na sustentabilidade econômica, dignidade e permanência das famílias no meio rural.