O Dia do Vereador e da Vereadora, comemorado em 1º de outubro, é mais do que uma data para celebrar e trocar saudações. É, acima de tudo, um momento de reflexão sobre a importância dessa função pública essencial à democracia, especialmente no âmbito municipal, onde o contato direto com a população torna o trabalho ainda mais intenso e necessário.

Em Janiópolis, a Câmara Municipal é composta por nove vereadores e vereadoras, escolhidos democraticamente pelo voto popular. Eles e elas representam a diversidade de vozes da comunidade, atuando como elo entre os anseios da população e o Poder Público.

Composição da atual legislatura: Pedro Floriano dos Santos – Presidente da Câmara, João Ferreira – Vice-presidente, Odair Barbosa – 1º Secretário, Sílvia Poera – 2ª Secretária, Claudemir Dorigon (Tico), Elias Veloso Braga, Everton Junior da Madeireira, Ingrid Ferreira e José Mário (Jorge).

Mais do que criar leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo, o vereador(a) é representante direto do povo. Vive a realidade da cidade, ouve os moradores, recebe demandas diariamente e as leva ao debate público, seja na tribuna, nas comissões ou por meio de indicações e projetos de lei.

Em Janiópolis, a atuação dos vereadores(as) tem sido marcada pelo diálogo com a comunidade, comprometimento com o desenvolvimento local e fiscalização responsável dos recursos públicos. As sessões da câmara acontecem às segundas-feiras e são transmitidas ao vivo pela Rádio Comunidade FM, bem como pelo Facebook , através da TV Legislativa.

“Ser vereador(a) é muito mais do que ocupar um cargo político. É estar disponível, ser ponte entre as necessidades da população e as soluções que o município pode oferecer. Parabenizo todos os vereadores(as) pelo trabalho, dedicação e compromisso com Janiópolis”, destacou o presidente da Câmara, vereador Pedro Floriano dos Santos, o Pedrão.

O papel do vereador(a) exige dedicação, sacrifício e muita escuta ativa. Nas últimas eleições municipais, mais de 50 candidatos disputaram as 9 cadeiras da Câmara de Janiópolis, demonstrando o interesse da população pela política local e a relevância do cargo na vida pública. Ser eleito é, portanto, assumir uma grande responsabilidade perante os cidadãos.

“Ser vereador(a) é ter consciência das necessidades do povo que lhe conferiu a missão de bem representá-lo.”