A Câmara Municipal de Janiópolis aprovou, em segundo turno, durante a sessão desta segunda-feira, 25 de agosto, o Projeto de Lei nº 027/2025, que denomina o prédio do Legislativo como “Paço Legislativo Sirlene Maria Nunes Almeida - Tuca”.

O projeto é de iniciativa do vereador Elias Veloso Braga e contou com a assinatura de todos os demais vereadores: Pedro Floriano dos Santos, João Ferreira, Odair Barbosa, Silvia Poera, Everton Junior da Madeireira, Claudemir Dorigon (Tico), Ingrid Ferreira e José Mário Agostinho de Souza - Jorge.

A iniciativa é uma homenagem à ex-vereadora Sirlene Maria Nunes de Almeida – Tuca, que faleceu aos 52 anos, no dia 21 de dezembro de 2023, em Sarandi. O velório foi realizado na própria Câmara Municipal, local que agora receberá o seu nome como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.

Eleita em 2012, com 285 votos, Tuca exerceu mandato na legislatura 2013/2016, tornando-se a segunda mulher vereadora eleita na história de Janiópolis. Além da vida política, atuou por mais de 20 anos como assistente social da Prefeitura Municipal, deixando um legado de dedicação e trabalho voltado ao atendimento das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante a votação, os vereadores ressaltaram a importância da homenagem. “A Tuca sempre será lembrada pelo seu trabalho social e pela forma humana como tratava as pessoas”. “Uma mulher que abriu caminhos e deu exemplo de coragem na política local”, destacaram os vereadores.

O nome de Tuca ficará eternizado no prédio da Câmara Municipal, agora denominado Paço Legislativo Sirlene Maria Nunes Almeida - Tuca. A homenagem simboliza o reconhecimento da comunidade, representada por seus vereadores, ao exemplo de vida e de serviço público prestado por ela.

Os vereadores durante a última sessão

A ex-vereadora falecida Tuca Almeida