Este site está temporariamente fora do ar
Tivemos problemas técnicos.
Email: alojaniopolis@gmail.com
Voltaremos em breve...

Publicidades

Dia do Artesão: Roberto aprendeu a esculpir e entalhar madeira com o pai


O dia 19 de março é o Dia de São José, do Carpinteiro e também do Artesão. A data poderia passar em branco, mas o artesão Carlos Roberto Rodrigues de Souza, 56 anos, morador de Janiópolis usou as redes sociais para lembrar aos seus amigos e clientes. Há muito tempo, ele usa as mãos para esculpir peças de artesanato em madeira, sempre com muita habilidade manual e criatividade.

Morador de Janiópolis há mais de 30 anos, Roberto conta que aprendeu a esculpir e entalhar na madeira ainda muito jovem, com o seu pai Teodoro Rodrigues, quando morava no Estado do Mato Grosso. “A primeira peça que entalhei foi do patrono do Exército Duque de Caxias”, lembra o artesão que veio para o Paraná como seminarista e em 1991 resolveu conhecer Janiópolis e aqui permaneceu até os dias de hoje.

É através da arte que ele explora várias possibilidades, também é uma oportunidade de geração de renda. Em breve, Roberto estará ministrando uma Oficina de Artesanato em madeira para ensinar quem deseja aprender a arte de entalhar.

Ele lembra que o Dia do Artesão é uma homenagem a São José, santo cristão que era carpinteiro e que em Janiópolis existem muitas pessoas que são apaixonadas pelo artesanato. “Eu aproveito para parabenizar a todos os artesãos de Janiópolis e do Brasil pelo seu dia. Parabéns a todos”, conclui Roberto.

Dia do Artesão

A importância histórica do trabalho com as mãos fez com que a ONU (Organização das Nações Unidas) estabelecesse este dia como o Dia do Artesão.

O artesão, além de propagar a cultura, move a economia local, exercendo uma atividade de extrema importância para uma grande parcela da população impactada direta e indiretamente: desde fornecedores de matérias-primas, passando por filhos e familiares, até lojistas e distribuidores.




Postar um comentário

0 Comentários