Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11) a Lei 14.576/23, que dá o nome de Alfeu Teodoro de Oliveira ao trecho da rodovia BR-272, entre as cidades de Campo Mourão e Goioerê. O projeto foi apresentado há 12 anos pelo então deputado federal Rubens Bueno e a lei foi sancionada na quarta-feira dia 10 de maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alfeu Teodoro foi prefeito por três mandatos em Janiópolis e morreu no inicio do seu terceiro mandato, na rodovia que agora leva o seu nome.

Nascido em 20 de fevereiro de 1925, em Campo Mourão, na época Distrito de Pitanga (PR), Alfeu era filho dos pioneiros: José Teodoro de Oliveira e Almira Lemes da Silva. Foi o oitavo filho de uma geração que ajudou a erguer valorosas comunidades, como a sua cidade natal e as localidades à sua volta. Foi casado com a Ana Albuquerque teve sete filhos: Hamilton, Enelzi, Eraldo, Sandra, Maria, Josimeri, Valderez e Pedro Roberto.

Iniciou sua carreira política em 1955, sendo eleito suplente de vereador com 154 votos pelo PSD. Em 1959, foi o vereador mais votado por Janiópolis (à época, distrito de Campo Mourão) com 824 votos, eleição essa que consagrou seu irmão Antônio na Prefeitura de Campo Mourão. Sua vocação política firmou-se ao ser eleito o 2° prefeito de Janiópolis, em 1966. Reeleito em 1972, e mais tarde em 1992.

Na vida privada, seu dinamismo levava-o a se levantar-se às quatro horas da manhã, quando, juntamente com sua esposa, cuidava das suas criações e distribuía o leite na porta de sua casa para a comunidade, antes deste chegar aos laticínios.

Alfeu Teodoro de Oliveira faleceu em 29 de maio de 1993, vítima de acidente automobilístico, juntamente com sua esposa, quando exercia o mandato de prefeito municipal de Janiópolis. Também em sua homenagem tem a Escola Municipal Alfeu Teodoro em Janiópolis.